O primeiro estúdio de pilates do Brasil

 

O CGPA Pilates® é um estúdio de Pilates pioneiro no Brasil e também um centro de certificação de instrutores que forma profissionais capacitados a aplicar o método.

Foi fundado em 1994 pelas educadoras físicas Cristina Abrami e Rosana Goyos Browne.

Após uma temporada nos Estados Unidos, no estúdio de um dos discípulos diretos de Joseph Pilates (criador do método), Cristina Abrami volta ao Brasil une-se a Rosana Browne para abrir o primeiro estúdio de Pilates do Brasil. Desde então, elas se dedicam diariamente a desenvolver a técnica, além de participar de estudos e projetos de pesquisa sobre o método em parceria com universidades e núcleos de pesquisa do corpo humano, como a USP e a UNIFESP, aliando esses conhecimentos à sua prática dentro do CGPA Pilates®.

 

Equipe

cris.png

Cristina Abrami

(CREF 015308-G/SP)
Fundadora e diretora técnica do CGPA Pilates

Rosana Goyos Browne

(CREF 015310-G/SP)
Fundadora e diretora administrativa do CGPA Pilates

PILATES NO MUNDO E BRASIL

Joseph Pilates nunca registrou seu método como uma marca. Após sua morte, sua esposa Clara continuou sozinha o trabalho em seu estúdio.

Por muito tempo, outros discípulos de Joseph Pilates continuaram a divulgação do método sem que o nome Pilates fosse considerado uma marca. Quando, anos depois, estúdios tentaram pedir registro do nome, a justiça americana reconheceu Pilates como um método de exercícios de uso público.

O MÉTODO

HISTÓRIA DO PILATES

Joseph Hubertus Pilates nasceu em 1883 na Alemanha. Desde criança, sofria de asma, raquitismo e febre reumática, o que o levou a buscar diversas formas de exercícios físicos.

Em 1912, foi para a Inglaterra, onde acabou trabalhando como enfermeiro voluntário durante a Primeira Guerra Mundial.

Neste período, desenvolveu máquinas e exercícios para reabilitação de pessoas enfermas ou incapacitadas por causa da guerra.

Depois de mais de dez anos desenvolvendo seu trabalho, foi aos EUA e, durante a viagem, conheceu Clara, que se tornaria sua esposa e entusiasta do método que vinha desenvolvendo.

Joseph Pilates morreu aos 84 anos, em 1967, deixando inúmeros discípulos que abriram seus próprios estúdios em várias partes dos EUA e ajudaram a disseminar seus ensinamentos em todo o mundo.

Joseph Pilates em ação [FOTOS]

PRINCÍPIOS E BENEFÍCIOS

O Pilates revolucionou os conceitos da atividade física e até hoje é um dos mais eficientes e inteligentes programas de condicionamento.

O método é baseado em princípios que promovem o desenvolvimento equilibrado do corpo, trabalhando simultaneamente o controle da mente. Com acompanhamento personalizado, é indicado para todas as pessoas. Homens, mulheres, gestantes, idosos, adolescentes e crianças passam por uma análise e têm acompanhamento e resultados exclusivos.

Benefícios

  • Melhora a qualidade de vida. Amplia o controle físico e mental, combatendo o estresse e a fadiga.
  • Elimina e diminui dores. Permite uma evolução eficiente e segura devido ao foco na qualidade dos movimentos, fortalecendo e dando flexibilidade de forma equilibrada e até mesmo auxiliando na recuperação de lesões.
  • Melhora a postura. Melhora a sustentação da coluna e tonifica a região do tronco e das costas, proporcionando uma postura correta.
  • Modela o corpo. Esculpe o abdome, contribui para o aumento de massa magra, diminuição de medidas e controle do peso corporal.
  • Melhora a auto estima. Amplia o conhecimento do próprio corpo, dos movimentos e promove sensação de bem estar.
  • Melhora a rotina. Torna o corpo mais ágil e pronto para as atividades diárias, promovendo mais energia, concentração e resultando em um melhor desempenho.
  • Melhora o condicionamento do corpo. Melhora a circulação sanguínea e articulações, aumenta a flexibilidade e tonifica os músculos, contribuindo para um desenvolvimento sadio do corpo ao longo dos anos.