CENTRO DE FORMAÇÃO

O método Pilates foi introduzido no Brasil na década de 90, trazido por profissionais certificados nos EUA que iniciaram a aplicação da técnica inicialmente a um número reduzido de pessoas.

A partir do final da década de 90, a disseminação da técnica já exigia a qualificação de número maior de profissionais para atender essa demanda.

Com o objetivo de oferecer no Brasil uma certificação em Pilates completa, atualizada e que capacitasse profissionais de alto nível no mercado, o CGPA Pilates montou em 2000 seu primeiro curso de certificação de instrutores no método Pilates.

Com mais de uma década de experiência, o Centro de Certificação de Instrutores CGPA Pilates® capacitou mais de 450 profissionais sempre com a preocupação de oferecer um curso completo a um grupo pequeno por turma, para que possam realmente assimilar o conteúdo, não só intelectualmente como também que sejam capazes de realizar uma transformação em si mesmos, única forma de realmente compreender e aplicar o método Pilates de forma eficiente e segura.

Para a atualização necessária e constante, o Centro de Certificação de Instrutores CGPA Pilates® firmou uma parceria com a Universidade de São Paulo, realizando estudos e pesquisas sobre o método Pilates, desde 2002.

CERTIFICAÇÃO DE INSTRUTORES

Especializado no ensino do método Pilates desde 2000, o Curso de Certificação de instrutores CGPA Pilates® conquistou posição de destaque entre os centros de formação em Pilates no Brasil, seguindo as diretrizes da PMA – Pilates Method Alliance, que preza pelo controle de qualidade de ensino e aplicação do método Pilates em todo o mundo.

Na Certificação de instrutores CGPA Pilates® os conceitos e princípios originais, criados por Joseph Pilates, são desenvolvidos através de uma abordagem contemporânea e em constante evolução.

O Curso de Certificação de instrutores CGPA Pilates® vem sendo ampliado, agregando conhecimentos recentes, fruto de estudos e pesquisas realizadas em parceria com a Universidade de São Paulo, que tem o objetivo de validar cientificamente os resultados e benefícios que o método Pilates apresenta na prática.

O Curso de Certificação de Instrutores CGPA Pilates® é destinado aos profissionais das áreas da saúde e movimento, tais como Educação Física, Fisioterapia e Dança.

Para conhecer melhor a filosofia da certificação CGPA Pilates®, veja o que diz a master teacher Cristina Abrami.

O processo de certificação CGPA Pilates® compreende uma formação completa e extensiva com duração de um ano que inclui:

I - Conteúdo Aprendizado teórico e prático dos fundamentos, princípios e filosofia do método Pilates; Conhecimento do histórico do método e de seu criador Joseph Pilates; Revisão anatômica direcionada à aplicação do método Pilates; Aprendizado teórico e prático dos exercícios originais do método em todos os equipamentos: Mat, Cadillac (Trapézio), Reformer, Chair, High Barrel, nos níveis básico, intermediário e avançado, além dos seguintes equipamentos auxiliares: Half barrel, Magic circle®, Spine corrector, halteres, discos de rotação, cilindro de espuma, prancha de saltos do Reformer; totalizando aproximadamente 350 exercícios; Modificações e variações dos exercícios para os diferentes tipos de necessidades individuais; Biomecânica aplicada ao método Pilates; Anamnese e Avaliação Postural; Aplicação do método Pilates aos portadores das seguintes patologias: hérnia de disco, escoliose, patologias da cintura escapular, quadris e membros inferiores. Estudos de caso; Avaliações teóricas e práticas ao longo dos módulos.

II - Aulas Individuais Serão realizadas 30 aulas individuais, distribuídas ao longo dos oito módulos que deverão ser realizadas sempre após o término de cada etapa, para que seja possível sanar dúvidas e propiciar a assimilação completa do conteúdo.

III - Avaliações Ao longo do processo de formação, logo após cada módulo, serão realizadas avaliações e trabalhos individuais e em grupo com o objetivo de verificar a assimilação do aluno, sanar possíveis dúvidas ou reforçar conceitos que por ventura se mostrem insuficientes. Ao término dos oito módulos a prova teórica final abordará o conteúdo de todo o curso e a prova prática verificará os conhecimentos dos exercícios do método e a qualidade na execução. A nota final será a média da prova teórica e prática. É considerado aprovado, o aluno que alcançar média igual ou superior a 7 (sete).

IV - Prática nos Equipamentos Para garantir a completa assimilação dos exercícios e se familiarizar com o manuseio dos equipamentos, o CGPA Pilates® disponibiliza mediante horário marcado, a utilização dos mesmos para estudo, ao longo dos oito módulos da certificação. Adquirir completo domínio dos equipamentos e manuseá-los com segurança são condições indispensáveis para um bom profissional de Pilates.

V - Estudo Individual Com um conteúdo extenso e bastante específico, o curso de certificação exige dedicação e estudo em cada um dos módulos desenvolvidos. A medida que o curso avança, é indispensável a compreensão exata da teoria para que ela possa ser efetivamente aplicada na prática.

Diferenciais do Curso O processo de formação compreende 466 horas abrangendo todo o conteúdo do método, aulas individuais, treinamento supervisionado e individual nos equipamentos; Turmas limitadas em 20 alunos para maior assimilação do conteúdo e melhor assistência individual; Equipamentos modernos e em grande número, disponibilizando o aprendizado de dois alunos por equipamento por módulo; Garantia de experiência e qualificação dos profissionais que ministram o curso dirigido por Cristina Abrami Além dos professores ministrantes, o curso conta com assistentes certificados e com experiência no método, que acompanham todo o processo de formação, auxiliando durante os módulos, no decorrer do estudo e no treinamento individual. Material didático de alta qualidade com o conteúdo completo do método ilustrado, além de DVDs e apostilas; Avaliações constantes em todos os módulos para sanar dúvidas e identificar falhas no processo de aprendizagem; Avaliação final teórica e prática rigorosa, que garante a respeitabilidade da Certificação de Instrutores CGPA Pilates® no mercado; A oportunidade de convívio no ambiente do CGPA Pilates® onde os futuros profissionais assistem as aulas e observam as diversas formas de aplicação do trabalho em diferentes idades, identificando as demandas na prática do dia a dia de um estúdio;

Distribuição da Carga Horária 128 horas/aula teórico-práticas distribuídas em 16 horas em cada um dos oito módulos, sempre em um final de semana por mês; 30 aulas individuais; 192 horas de estudo individual; 112 horas de prática individual nos aparelhos; 4 horas para Avaliação Final

Cronograma 2017

5 e 6 de Agosto Biomecânica e Pilates I Pilates aplicado às Escolioses Reformer Avançado Equipamentos Auxiliares

2 e 3 de Setembro Biomecânica e Pilates II Cintura Escapular - Mobilização, Fortalecimento e Propriocepção Chair Avançado Equipamentos Auxiliares

7 e 8 de Outubro Cadeia Cinética de membros superiores Revisão de conteúdos e preparação para avaliação final Equipamentos Auxiliares

11 e 12 de Novembro Cadillac Avançado Cadeia Cinética de membros inferiores Revisão de conteúdos e preparação para avaliação final Equipamentos Auxiliares

  • Este cronograma pode ser alterado/ajustado a qualquer momento mediante necessidade ou demanda.

WORKSHOP E CURSOS

Workshops

Biomecânica aplicada ao Método Pilates

Data: A definir

Carga horária: 6 horas

Anamnese e Avaliação Postural

Este workshop fornece subsídios para os profissionais de Pilates identificarem desvios posturais e problemas físicos de seus alunos, mostrando como podemos desenvolver um programa de treinamento seguro e exclusivo, através de uma Avaliação Postural consistente e eficaz.

Data: A Definir

Carga horária: 3 horas

Exercícios de Pilates para Hérnia de Disco

Esse Workshop aborda as causas e características anátomo-funcionais dessa patologia, bem como as indicações e contra-indicações de movimentos. São apresentadas as vantagens do Método Pilates na prevenção e pós-reabilitação, bem como a aplicação prática dos exercícios mais adequados na prevenção e no restabelecimento da qualidade de vida.

Data: A definir

Carga Horária: 4 horas

Pilates para Crianças e Adolescentes

Cultivar uma boa postura desde a infância de forma natural e divertida – essa é a proposta da prática do método Pilates na infância e adolescência.

Prevenir desequilíbrios posturais em cada fase do crescimento, identificar desvios precocemente, estimular o auto-conhecimento e o auto-controle é tarefa do instrutor de Pilates que aceita o desafio de incorporar os princípios do método Pilates na dinâmica do dia a dia desses jovens.

Nesse workshop teórico-prático, serão abordados os seguintes aspectos:

Benefícios da prática de Pilates para os jovens; Pilates para crianças em estúdio e nas escolas: diferenças na abordagem do método aplicado de forma individual e em grupo; Principais características do desenvolvimento motor nas diferentes faixas etárias e a aplicação dos princípios do método Pilates e seus exercícios, adequando-os em cada fase do crescimento; Principais desvios posturais na infância e adolescência e como aplicar o método Pilates para prevenir e minimizar esses desequilíbrios; Criatividade e auto-conhecimento: como estimulá-los na aula de Pilates; Ambiente de Pilates no estúdio: como adequar os equipamentos originais para a prática com as crianças. Data: A definir

Carga Horária: 4 horas

Pilates na Gestação

Workshop teórico-prático. Tem como objetivo:

Fornecer aos participantes informações básicas sobre a gravidez (trimestre a trimestre) e sobre o trabalho de parto; Explicar as alterações fisiológicas ocorridas no corpo da gestante; Identificar os ajustes posturais comuns da gravidez; Criar uma boa fundamentação para o desenvolvimento de um programa de exercícios em Pilates seguro e efetivo na gravidez e no pós-parto; Entender as modificações nos exercícios gerais de Pilates e adaptá-los às necessidades da aluna gestante; Aprender exercícios específicos da técnica Pilates voltados às demandas da aluna gestante. Data: A definir

Carga Horária: 5 horas

Exercícios de Pilates para Escoliose

Workshop teórico-prático, trata do estudo da escoliose – suas causas, desvios mais comuns do eixo estrutural da coluna vertebral e seus correspondentes desequilíbrios musculares. A partir do estudo da patologia são apresentados os exercícios do Método Pilates mais indicados para melhorar e reequilibrar as tensões, realizados nos aparelhos Cadillac, Reformer, Chair e Equipamentos Auxiliares.

Data: A definir

Carga Horária: 4 horas

Faixa Elástica (incluindo sequência dos "Rowing" do Reformer Avançado)

Este acessório leve e que pode ser levado para qualquer lugar pode se transformar num instrumento incrível para potencializar e incrementar suas aulas! Vivencie e aprenda a sequência pedagógica para ensinar a série avançada de remadas do Reformer para seu aluno com eficácia e segurança. (faixa não incluída) *Material necessário a ser trazido no dia do aulão: faixa elástica de intensidade média

Data: 10/02/2017

Horários: 14h às 16h Carga Horária: 2 horas

Investimento: R$190,00 por R$160,00 até 08/02/2017

Acessando o assoalho pélvico

O assoalho pélvico não deve apenas ter forte, mas também flexível. Vivencie maneiras para descobrir, localizar, fortalecer e flexibilizar seu assoalho pélvico.

Data: A Definir

Horários: 14h às 15h30 Carga Horária: 1,5 horas

Investimento: R$150,00 por R$130,00 até 13/02/1017

Pilates, tensegridade e as fáscias NOVO

A fáscia pode se lesionar mais do que o próprio músculo. Você sabia que o tecido conjuntivo pode ser treinável? Você sabe como acessá-lo e treiná-lo? Não perca esta vivência!

Data: A Definir

Horários: 14h às 16h Carga Horária: 2 horas

Investimento: R$220,00 por R$190,00 até 20/02/1017

Saúde da Coluna

Ideal para quem atua com alunos: da terceira idade, com osteoporose, com hérnias e protrusões discais, com dores crônicas lombares e sacro-ilíacas.

Data: A Definir

Horário: 14h às 16h Carga Horária: 2 horas

Investimento: R$190,00 por R$160,00 até 28/02/2017

Reformer + Jumps

Incremente suas aulas de Reformer e potencialize o trabalho utilizando a tábua de saltos.

Data: A Definir

Horários: 14h às 16h Carga Horária: 2 horas

Investimento: R$190,00 por R$160,00 até 10/03/2017

Pilates e Treinamento Funcional

Movimentos cada vez mais integrados, semelhantes aos realizados no cotidiano, sem trabalhos de grupos musculares de maneira isolada. Venha vivenciar uma aula que agrega Pilates ao Treinamento Funcional!

Data: A Definir

Horário: 14h às 15h30 Carga Horária: 1,5 horas

Investimento: De R$150,00 por R$ 130,00 até 28/02/2017

Pilates com bola

Data: A Definir

Horários: 14h às 16h Carga Horária: 2 horas

Investimento: R$190,00 por R$160,00 até 30/04/2017

Reformer no Mat

Intenso e potente! Exercícios clássicos do repertório do Reformer, muitos do nível avançado, adaptados à prática no solo. Para instrutores que querem incrementar e potencializar suas aulas e Mat com o repertório do Reformer adaptado ao solo.

Data: A Definir

Carga Horária: 2 horas